Dicas

3 motivos porque você deve dormir bem!

20/08/2015 10:35

Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte, mas além de revigorante uma boa noite de sono pode auxiliar você no combate de outras doenças. Confira:

1 Previne a obesidade

Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, por isso quem não dorme produz menos quantidade desse hormônio e come mais.  Outro fator é importante é a perda de gorduras, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado.

2 Combate a hipertensão

Um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. Uma vez que, a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo e deixando o organismo em estado de alerta. Por isso, com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão. 

3 Fortalece a memória

Quem consegue ter uma boa noite de sono absorve melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia.

 

Fonte: Guia do Sono